home
loja virtual
dicas
links
galeria de fotos
videos
diversos
eventos
quem somos
contatos
 
 
Quem Somos
 
GuppyMania entrevista Agostinho Monteiro por Klaiton Alexandro Sant'anna Cota
 

Agostinho Monteiro, um dos grande criadores de guppies do estado do Rio de Janeiro.

Criador dedicado a 51 anos. Ele é natural do Rio de Janeiro, tem 65 anos e uma enorme força de vontade.

É o autor do livro "O MUNDO FANTÁSTICO DOS GUPPIES", pela Editora Interciência.

É um grande divulgador e incentivador da criação de guppies e de outros peixes ornamentais.

Agostinho Monteiro

A Guppymania procurou esse grande criador e fez uma entrevista, onde ele exterioriza o seu conhecimento para os que criam ou aqueles que querem iniciar nesse mundo fantástico da criação de guppies.

"GuppyMaina" - Quando você começou a criar guppies?

"Agostinho" - Desde os meus sete anos, quando ganhei um pequeno aquário com um casal de barrigudinho, comecei a me interessar por peixinhos. Daí para frente, sempre mexendo com vários tipos de peixes sem me fixar em nenhum. Só aos 14 anos, decidi pelos guppies e pelos bettas.

"GuppyMania" - O que levou você a criar guppies?

"Agostinho" - Como já tinha um certo prazer por "barrigudinhos" e já com 14 anos de idade, o meu interesse aumentou, quando ganhei o primeiro casal de guppy e, dias depois, a fêmea "deu" filhotinhos. Lembro que naquela época senti uma emoção fantástica! Sempre curioso em saber mais, procurei fazer contatos com pessoas que criavam ou gostavam de guppies.

"Guppy Mania" - Quais foram as linhagens que você iniciou?

"Agostinho" - O casal que ganhei era cobra verde, muito bonito, mas não como os atuais. Depois, comprei um casal de guppy vermelho (King Red hoje), criando separadamente. Como todas as pessoas, parti para fazer cruzamentos entre as duas linhagens, apresentando resultados completamente diferentes do que poderia imaginar. Já nessa ocasião o "desafio" desabrochou de "inventar" novos tipos de guppies.

"Guppy Mania" - O que você diria para os que estão iniciando a criar guppies?

"Agostinho" - Procurar ler o máximo possível, pesquisar na internet e fazer contato com os criadores, no sentido de aprender cada vez mais. E só comprar guppies de criadores para que você tenha certeza que a fêmea é irmã ou prima do macho, pelo menos.

"Guppy Mania" - Qual a linhagem que você mais gosta de criar? E por quê?

"Agostinho" - Eu gosto muito da linhagem cobra. Não sei se foi a primeira a criar, mas acho-a extremamente gratificante pelas cores e variedades. O Motivo é que o guppy cobra apresenta um crescimento rápido, maior do que qualquer outro.

"Guppy Mania" - Quais os alimentos que você costuma dar aos seus guppies?

"Agostinho" - O melhor alimento para os guppies, seja alevino ou adulto, são os náuplios, ou seja, são cistos de artêmia eclodidos. Procurar dar um cardápio bem variado, acrescentando patê de Gordon, artêmia congelada, flocos de boa qualidade e ração em pó.

"Guppy Mania" - Quantas vezes por dia, você alimenta o seus guppies?

"Agostinho" - Considerando que a digestão dos alevinos dura 25 minutos e dos adultos 60 minutos, procuro alimentar a cada 2 horas com pequena quantidade, de modo a não sobrar. A cada 2 horas um tipo de alimento, sendo que os náuplios dou de manhã e a tarde.

"Guppy Mania" - Qual o cuidado que você tem com a água?

"Agostinho" - A água é fundamental, quanto ao seu potencial de hidrogênio (PH), dureza e trocas de 20% duas vezes na semana. Quanto mais limpa a água, mais o guppy cresce, evitando doenças. Acho a aeração (oxigenação) muito importante pela movimentação que ela dá na água.

"Guppy Mania" - quando a fêmea está grávida, você a separa ou deixa-a junta com os outros peixes?

"Agostinho" - Eu separo, porque o canibalismo existe e, nada mais prazeroso, que salvar todos os filhotinhos. Coloco num aquário com bastante planta (elodea, cabomba, samambaia etc) e pouca altura de lâmina de água (10cm). Uma vez nascidos os filhotinhos retiro a fêmea.

"Guppy Mania" - como você definiria o Guppy?

"Agostinho" - Dentre todas as providências que devem ser tomadas para uma boa criação de guppy, considero a "seleção" a mais importante. Costumo até dizer que "Guppy é seleção", isto porque , se você descuidar o guppy de hoje pode voltar as suas origens... o que seria lamentável!!!

 
A Guppy Mania agradece esse criador de guppies e bettas pelas suas sinceras palavras e pela gama de conhecimentos que ele está passando para todos os hobbistas e afins. Visite o Site de Agostinho Monteiro para maiores detalhes de sua criação.
 
 
 
Confira novos Bettas e Guppies em nossa Loja Virtual!