home
loja virtual
dicas
links
galeria de fotos
videos
diversos
eventos
quem somos
contatos
 
 
Outros
 

Guppy (Poecilia reticulata)

Família: Poecilídeos

Nome científico: Poecilia reticulata (Wilhelm C. H. Peters - 1859)

Nome Popular: Guppy, Barrigudinho, Lebiste, Bandeirinha, Sarapintado, Peixe-Arco-Íris, Guaru-Guaru, Bobó, Rainbowfish, Missionaryfish, Millionenfisch, Buntfleckkaerpfling

Origem: Brasil, Venezuela, Guiana, Barbados e Trinidade

Comportamento: Pacíficos.

Tamanho adulto: Aproximadamente 4cm (macho) e 6cm (fêmea)

pH: 6,6 a 8,0 (Ideal= 7,2)

Temperatura: 25 a 30ºC (Ideal = 27ºC)

Dimorfismo sexual: Macho: Tem cores no corpo e nadadeiras. Sua nadadeira caudal costuma ser do mesmo tamanho do corpo. Fêmea: Tem cores somente no pendúculo caudal e nadadeiras.

Alimentação: Onívora - Tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artêmia salina, dáfnias, infusórios, microvermes, enquitréias, minhocas de jardim, patê, etc

Aquário recomendado: 40 litros

Reprodução: vivíparos. Os filhotes se desenvolvem no ventre da mãe.

Habitat: Pequenos riachos e lagos de diversos tamanhos

Mais informações e curiosidades:

Guppies NÃO são bons pais, eles comem na hora seus próprios filhotes se puderem, por isso são necessários criadouros especiais se você quiser criar os filhotes.
O Lebiste é uma espécie vivípara não-placentária. O macho existe uma diferença na nadadeira anal do macho, para um órgão copulador chamado "Gonopódio". É com este órgão que o macho copula com a fêmea.

Fêmea

O Guppy é um dos peixinhos mais populares entre os praticantes do hobby devido sua coloração e resistência, tornando-se ideal para iniciantes. Em nosso País ele chegou importado como larvófago.

Os Guppys podem ser alimentados várias vezes ao dia desde que seja em pequenas porções, o cardápio pode ser variado e incluindo alimentos vivos como por exemplo artêmias salinas ou enquitréias.
Macho

O Guppy possui uma variedade infinita de cores e formatos, sendo que um guppy jamais é igual a outro.

O período de gestação, o tempo entre a fecundação e o nascimento, é de 22 a 24 dias. Os partos ocorrem, em boas condições, a cada 27 a 30 dias. Os dias adicionais são necessários para o aprontamento dos ovos para fertilização.

Um dos fatos mais notáveis sobre as fêmeas, além de sua capacidade de manter tantos filhotes em espaço tão pequeno, é o de que se for cruzada com um macho, ele vai fornecer esperma para várias ninhadas, sucessivas. Há estudos que mostram que o esperma pode permanecer funcional em dormência no corpo da fêmea por oito meses. Mas, se ela vier a cruzar com outro macho, os novos filhotes descenderão deste último.

Aos 30 ou 35 dias de idade, os sexos podem ser distinguidos visualmente, pelo desenvolvimento de um corpo maior nas fêmeas e o seu ponto gravídico. O macho começa a mostrar o seu gonopódio. A cor da cauda começa a aparecer nessa mesma época, dependendo da variedade.

 
* Veja mais sobre este peixe
 
 

Enviamos alimentos, peixes e outros artigos ligados ao hobby, para todo o Brasil.