home
loja virtual
dicas
links
galeria de fotos
videos
diversos
eventos
quem somos
contatos
 
 
Outros
 

A Cloramina e os Condicionadores de Água

Tendo em vista algumas discussões em torno do assunto Cloramina, em especial nas Listas de Discussão do Grupo Amigos do Betta e do Grupo de Criadores e Hobbystas de Guppy, após contato com pessoas de maior conhecimento no assunto, abaixo transcrevemos um resumo do contato com o amigo e professor de química Marcos Mataratzis, que também é moderador do Forum Aquário e administrador do Vitória Reef.

Agostinho Monteiro:

Olá Marcos,

Tudo bem com você?

Permita-me solicitar uma consideração sobre a nossa água, cloramina e condicionadores.

Aqui nesse grupo está havendo uns desencontros de conceitos e informações a respeito da qualidade da água de um modo geral e que os condicionadores como Protect, Aquasafe entre outros fazem efetivamente.

Para mim, eles eliminam o cloro e metais pesados (se é que existem mesmo).

Outros falam que eliminam os dois acima e mais a amônia. Não posso crer que um condicionador, pela sua formulação química, possa eliminar a amônia de uma água nova!!!!! ...que não pode nem existir.

Você como químico poderia nos dar uma luz mais acesa sobre essas questões?

Marcos Mataratzis:

Claro que as suas perguntas poderiam ser muito mais bem respondidas numa pequena palestra ou bate-papo, mas para você não ficar sem elas aí vai:

Labcon Protect assim como AquaSafe possuem a mesma substância ativa em sua composição: hidroxi-metano-sulfinato de sódio. Esta substância é o que os químicos chamam de um agente "quelante" ou "sequestrante". Trata-se de uma substância extremamente versátil, pois reage com diversas substâncias indesejáveis de um aquário. Isso não quer dizer, necessariamente, que tais substâncias efetivamente estejam presentes na água a ser tratada, mas se estiverem ele reagirá e removerá:

Cloro:
Cl2 + HOCH2SO2Na ---> ClCH2SO2Na + HClO

E o HClO, ácido hipocloroso, se ioniza na água formando o hipoclorito (OCl-) que também é degradado pelo Hidroxi-metano-sulfinato de sódio segundo a equação:
OCl- + HOCH2SO2Na ---> HOCH2SO3Na + Cl-

Cloramina:
NH2Cl + HOCH2SO2Na ---> H2NCH2SO2Na + HClO

Amônia:
NH3 + HOCH2SO2Na ---> H2NCH2SO2Na + H2O

Metais pesados:
Ex: Chumbo (Pb)

Pb++ + 2 HOCH2SO2Na ---> (HOCH2SO2)2Pb + 2 Na+

Equações apresentadas, vamos às considerações:

O que os condicionadores prometem fazer?

- Remover cloro;
- Remover cloramina;
- Remover metais pesados;
- Proteger o muco dos peixes.

Bem... proteger o muco dos peixes eu mesmo protejo. Para isso basta não expô-los a pH fora de faixa ou poluentes.
Se a água vem de uma companhia de abastecimento de águas ela não possui metais pesados, simplesmente porque a lei não permite que tais águas venham com eles, pois são venenos para os humanos mesmo em concentrações muito baixas. Metais pesados são tão ruins para os peixes quanto são para os humanos. Já pensou termos que usar Aquasafe na água que bebemos para remover os metais pesados? Entenda-se por metais pesados, todos os metais que aparecem após o elemento cobre (inclusive) na Tabela Periódica.
Uma água proveniente de uma companhia de abastecimento tem somente o cloro para ser removido e isto pode ser feito usando anti-cloro, condicionador ou simplesmente aguardando um dia ou dois para que todo ele seja expulso da água.
Existe uma possibilidade remota* dessa água vinda da companhia de abastecimento vir com cloramina como fonte de cloro. Se for o caso, apenas os condicionadores à base de hidroxi-metano sulfinato de sódio ou equivalente devem ser usados. Anti-cloro e água descansada não removem a cloramina, mas como disse, a chance dessas águas conterem cloramina são bem pequenas (mais comum na Europa). Cabe ao aquarista verificar isto com um simples teste de amônia. Meça a amônia na água. Adicione anti-cloro (não serve condicionador, tem que ser anti-cloro mesmo) e em seguida meça a amônia novamente. Se a amônia subir é porque a água veio com cloramina. Cloramina pode ser NH2Cl (monocloramina) ou NHCl2 (dicloramina). Ao usar o anti-cloro, o hipossulfito vira sulfito e reage com a cloramina, conforme reações abaixo e liberam o cátion amônio (NH4+) na água:
Reação do anticloro com a monocloramina:
NH2Cl + SO32- + H2O -----> SO42- + NH4+ + Cl-

Reação do anticloro com a dicloramina:
NHCl2 + 2SO32- + 2H2O -----> 2SO42- + NH4+ + 2Cl- + H+
Assim, medindo a amônia antes e depois da adição do anti-cloro, saberemos se houve ou não liberação de amônia na água. Se a amônia aumentar é porque se tratava de cloramina, pois com o cloro, a reação não gera amônia:
2Na2S2O3 + Cl2 -----> 2NaCl + Na2S4O6
Conclusão:
Se você usa água vinda de uma companhia de abastecimento e ela não contém cloramina, você pode tranquilamente dispensar o uso de condicionadores. Anti-cloro ou mesmo usar água descansada resolve o problema do cloro e não trás qualquer malefício aos peixes. Todavia, se a água veio de um poço ou coletada de alguma outra fonte duvidosa, é recomendado o uso dos condicionadores.
* Cloramina é que nem cabeça de bacalhau: todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca viu!
Pesquisei e encontrei os seguintes resultados para Cloramina:
SABESP (São Paulo): Não usa cloramina.
CEDAE/Guandu (Rio de Janeiro): Não usa cloramina.
COPASA (Belo Horizonte): Não usa cloramina.
CAESB (Brasília): Não usa cloramina.
 
 
Enviamos Guppies para todo o Brasil.