home
loja virtual
dicas
links
galeria de fotos
videos
diversos
eventos
quem somos
contatos
 
 
Guppies
 
Aclimatação do seu Guppy

Existem duas situações em que você poderá aclimatar ou adaptar o seu guppy para um outro ambiente , mas apesar de serem duas situações, o procedimento de aclimatização é o mesmo. As duas situações são as seguintes: a primeira é quando você adquire uma matriz nova e a segunda é quando você quer mudar o seu peixe de um aquário para outro que não tem as mesmas características ambientais. Lembre-se, é muito difícil de se ter características idênticas de temperatura, PH, nitrito, nitrato, amônia etc. de um aquário para o outro. Então não custa nada você adaptar o seu peixe a sua nova água. Com isso, você evitará choques ao peixe que poderá até matá-lo.

1º PASSO: Coloque seu peixe em um recipiente de plástico pequeno com a mesma água em que ele se encontra. Se for a água de um saco plástico, utilize essa mesma água do saco plástico sem acrescentar mais água. Se for de um aquário, utilize a água desse aquário. Eu utilizo como recipiente o fundo de uma garrafa Pet de dois litros, como se fosse um copo plástico. Veja as fotos abaixo:

   
Preparação do recipiente de adaptação
Peixes embalados pelos lojistas
   

2º PASSO: Adaptação de temperatura. Você deverá colocar esse recipiente de plástico, agora com o seu peixe, na superfície da nova água em que seu peixe irá habitar. Deixe no mínimo 15 minutos boiando na superfície. Com isso, a temperatura da água do recipiente irá se igualar com a temperatura da água do seu novo habitat.

Adaptação a temperatura

3º PASSO: Adaptação da água do recipiente aos componentes químicos da nova água, como por exemplo, PH e dureza, entre outros. Nessa fase você deverá adicionar pouca quantidade de água do aquário ao recipiente, com intervalos de 5 minutos entre uma adição e outra de água.

Colocando mais água

4º PASSO: Quando o recipiente estiver cheio, deverá jogar 2/3 dessa quantidade de água fora e repetir o processo de adição de água até encher novamente o recipiente.

Esgotar parcialmente o recipiente

5º PASSO: Feito o processo de adaptação de seu peixe, agora só falta soltá-lo, tomando o cuidado de não deixar a água do recipiente se misturar com a água do novo aquário. Então, para isso, utilize uma rede de peixe para não introduzir alguma bactéria que esteja na água de onde você adquiriu seu peixe. Com esse cuidado você não irá introduzir nenhuma doença para o seu novo aquário.

   
Retirando o peixe do recipiente
Soltando o peixe no aquário
   
 
 
 

Enviamos Guppies para todo o Brasil.