home
loja virtual
dicas
links
galeria de fotos
videos
diversos
eventos
quem somos
contatos
 
 
Alimentos
 
Branchonetas (Dendrocephalus brasiliensis)
 
A branchoneta é um anostraceo, pertencente à família dos Thamnocephalidae, e se difere da artêmia salina por ser uma espécie de água doce. Esse microcrustáceo pode atingir até 30mm de comprimento em condições ambientais favoráveis.
Uma vantagem dela sobre a artêmia, é que as artêmias não resistem por muito tempo quando colocadas em contato com a água doce e morrem, deteriorando assim a qualidade da água dos aquários.
Os cistos das branchonetas são colhidos após os esvaziamentos dos viveiros, e quando em contato novamente com a água, eles eclodem (da mesma forma que a artêmia).
Ainda são necessários mais estudos sobre a biologia desse anostraceo, pois em virtude se suas vantagens, seu uso na piscicultura ornamental se torna bastante promissor.
Nunca utilizei as branchonetas, mas me parece interessante. Seria bom se nossos colegas nos informassem porque não a utilizam mais. Não gostaram porque? são difíceis de eclodir? são mais caras? os alevinos não gostam? não crecem? ...
A revista Panorama da Aquicultura em sua ultima edição publicou uma matéria sobre esse anostráceo. Quem se interessar, o site da revista é www.panoramadaaquicultura.com.br.
Autor: Paulo Faria
 
 
Confira novos Bettas e Guppies em nossa Loja Virtual!