home
loja virtual
dicas
links
galeria de fotos
videos
diversos
eventos
quem somos
contatos
 
 
Bettas
 
O abraço nupcial dos Bettas
 

Quem ainda não teve a feliz oportunidade de apreciar o abraço que o macho dá na fêmea, está perdendo um verdadeiro espetáculo de "Ballet".

Na realidade não ocorre apenas um abraço, mas até oito abraços em um espaço de tempo de aproximadamente uma hora.

Esses abraços representam o ato sexual dos Bettas.

Abraço Nupcial

O macho, procura os óvulos expelidos ao fundo do aquário e com a boca, os leva para o ninho. Essa operação de repete quantas vezes ele abraçar a fêmea.

O abraço nupcial tem um significado muito profundo que é a perpetuação da espécie. No momento em que o macho, suavemente, envolve todo o seu corpo sobre o da fêmea, os órgãos genitais ficam encostados para que, ao saírem os óvulos, os espermatozoides fecundem imediatamente.

O espetáculo dos óvulos saindo da fêmea pode ser visto com muita nitidez, mas a fecundação não é possível a olho nu pelo microtamanho do espermatozoide.

Em seguida, o macho "pega" com a boca os ovinhos, já fecundados, e os coloca nas borbulhas de que é construído o seu ninho. E outra preocupação lindíssima de se observar, como também quando acontece de um ovo se soltar do ninho e o macho, todo cuidadoso, abocanha-o, colocando de novo no lugar.

Quando a fêmea não tem mais óvulos, ela também ajuda o macho a colocar no ninho, mas não é uma função específica dela. A maioria procura se proteger dos ataques "ciumentos" do macho que passa a tomar conta de maneira agressiva, para tudo que é estranho ao ninho.

Dependendo da "personalidade" do macho, retira-se ou não a fêmea do aquário, mas de um modo geral, e como precaução separa-se deixando-a descansar.

O macho passa exercer uma contínua vigilância sobre o ninho, dado voltas e mais voltas como se estivesse procurando alguma coisa, demonstrando grande cuidado com os futuros alevinos.

Ao término de mais ou menos 18 horas, o ninho toma uma coloração mais escura devido a rápida formação dos filhotes, que irão eclodir quando completar 48 horas. Durante esse período, os alevinos permaneceram todos no ninho até que não tenham mais o saco vitelino. São apenas 4 ou 5 dias, enquanto estão na posição vertical. Após esse tempo, quando já estão na posição horizontal, começam a nadar livremente, desaparecendo a formação do ninho.

Ainda assim, o macho, com instinto paternalista, fica protegendo os alevinos, razão pela qual não devemos retirar o macho imediatamente ao nascimento dos alevinos.

Todo esse movimento de proteção, cuidado e carinho com os filhotes é demonstrado através de rituais belíssimos que tem tudo a ver com os passos de "Ballet".

Para quem deseja criar Bettas, tornar-se absolutamente necessário conhecer a natureza dos reprodutores para entender melhor seus movimentos e tendências. Não se consegue resultados satisfatórios sem que o mínimo de conhecimento adquirido pela vivência e experiência de alguns anos.

Simplesmente repetir as coisas porque ouviu falar ou leu e perder tempo e retardar o progresso. O importante é ter espirito científico, passando a questionar todas as coisas e realizar pequenas experiências. Como simples observações se aprende muito, até mesmo a constatar a grande semelhança ritualística do "Abraço Nupcial" com as seqüências coreograficas da dança.

Veja também:

Vídeos:
• Alevinos de bettas nascendo
• Casal de Bettas em acasalamento

 
 
Enviamos Bettas splendens e Guppies para todo o Brasil.
 
Confira novos Bettas e Guppies em nossa Loja Virtual!